Too Good To Go e APED organizam a 1.ª jornada para a promoção da redução do desperdício alimentar
Especialistas e líderes do setor da distribuição promovem debate sobre desperdício alimentar e caminhos para um futuro mais sustentável
-
Esta 1.ª jornada para a promoção da redução do desperdício alimentar contou com a participação da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), Auchan Retail Portugal, MC Sonae, AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal nos painéis de debate.
-
Portugal ocupa o 4.º lugar na União Europeia em desperdício alimentar, com mais de 1,9 milhões de toneladas de alimentos desperdiçadas anualmente, sendo 227 mil toneladas provenientes do comércio e distribuição alimentar (INE, 2022).
-
Inovação tecnológica e soluções digitais que utilizam Inteligência Artificial, vendas de produtos avulso e em doses menores são apontadas como medidas fundamentais para otimizar a gestão do desperdício.
-
Políticas públicas e a simplificação de processos desempenham um papel importante na promoção do reaproveitamento de alimentos.
Lisboa, 27 Março 2025. A Too Good To Go, empresa de impacto social responsável pela maior aplicação do mundo para salvar alimentos e combater o desperdício alimentar, e a APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição - reuniram especialistas e líderes do setor da distribuição, hotelaria e restauração para um debate essencial sobre estratégias e soluções para reduzir o desperdício alimentar no país. Em Portugal, ocupa-se o 4º lugar na União Europeia na lista de países que mais desperdiçam. Este evento surge como resultado da crescente consciência de todos os agentes envolvidos sobre a dimensão do problema e a urgência em encontrar soluções colaborativas para mitigar o desperdício alimentar.
Em Portugal, mais de 1,9 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas anualmente, sendo que 227 mil toneladas correspondem ao comércio e distribuição alimentar (INE, 2022). Embora o maior desperdício ocorra nos lares, é essencial que todos os setores da cadeia alimentar, desde a produção até à distribuição, assumam um compromisso coletivo no combate a esta problemática.
O evento contou com a participação da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), organismo responsável por promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar. A CNCDA tem a missão de desenvolver a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA) e implementar o Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar (PACDA).
Além da CNCDA, marcaram presença diversas empresas e entidades de referência, como Auchan Retail Portugal, MC Sonae, Pingo Doce, ALDI Portugal, Lidl Portugal, Minor Hotels, VILA GALÉ HOTÉIS, Altis Hotels, Plateform, Gleba, Aqui é Fresco, Cateringpor, Pans & Company, Cáritas Portuguesa, Banco Alimentar Contra a Fome, Aliança Contra a Fome e a Má Nutrição, AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, entre outras.